Formatação Vs Restauração de sistema. E ai pessoal, tudo bem? Nesse post, irei apresentar o processo de restauração e formatação de um PC com os seguintes sistemas operacionais:
- Windows 10
- Linux Ubuntu 22.04.3
- macOS Sonoma
A ideia é orientar sobre ambos os métodos nos 3 sistemas. Isso lhe permitirá:
- Economizar um dinheirinho que iria gastar com uma assistência técnica de computadores;
- Realizar o processo no seu tempo, pois basta você seguir o passo a passo orientado no post;
- E acima de tudo e uma das coisas mais valiosas é adquirir uma nova habilidade, sendo esta que poderá lhe render até mesmo um dinheiro ($$), caso decida fazer o processo para seus amigos ou familiares, sempre temos em nosso círculo social aquele ou aquela’ que pede para formatar o PC, não é mesmo?
Antes de colocarmos a mão na massa, eu considero bem importante você dar uma olhada nesses dados que extrai do portal tudocelular, apresentando a porcentagem de utilização dos principais SO’s do mercado mundial:
- Pela primeira vez em três décadas, o Linux conquistou mais de 3% de participação nos computadores pessoais globais, marcando um marco significativo desde seu lançamento em 1991. Este feito destaca a crescente popularidade do sistema operacional de código aberto, superando a marca de 3% em desktops e notebooks;
- Participação de mercado da Microsoft aumenta 1,6 pontos percentuais em junho e julho de 2023, tendo um total de mais de 60% de market share;
macOS experimenta uma queda de 1,2 pontos percentuais, chegando a 20,1% de market share. - ChromeOS, embora baseado em Linux, mantém código-fonte fechado, diferenciando-se das estatísticas da StatCounter;
Mão na Massa!
OBS: Eu me baseio no fato de que você já possua os sistemas em mãos, caso deseje um tutorial sobre como realizar o download e a criação da mídia bootável para um CD / Pen Drive, da forma mais otimizada e correta possível, deixe nos comentários, me mande uma mensagem AQUI.
Para reproduzir o cenário, utilizei o Proxmox 8.1.4. Falarei mais sobre ele em breve, em outra postagem.
—
Windows 10
- Iniciamos com o processo de seleção de idioma/formato de hora/teclado (eu costumo usar ABNT2 por conter o “ç”)
- Próxima etapa consiste em “Instalar agora”
- Selecione a versão do Windows que desejar, no caso aqui eu selecionei a PRO:
- Selecione em seguida o tipo de instalação que é a 2ª opção “Personalizada: instalar apenas o Windows”
- Em seguida irá aparecer o seu HD, observe que na imagem ele está “Espaço não alocado da Unidade 0”, nesse caso, você pode simplesmente clicar nele e em seguida clicar em “Avançar”. Mas, caso apareça várias partições alocadas, a ideia é simplesmente excluir todas elas, fazendo isso, no fim irá sobrar apenas 1 e será semelhante a da imagem abaixo:
- Por fim, a tela de instalação iniciada, nesse momento, será gravado todo seu sistema no HD/SSD do seu PC, esse processo varia no seu tempo de demora, para mim foi cerca de 20, 25 minutos. O que resta fazer é aguardar… 😀
- Por fim, após instalado, essa é a tela que esperamos ver:
- Por fim, virá a parte de configuração de usuário, rede, idioma, permissão para manter um contato para diagnósticos do Windows, Cortana, etc … fica a sua escolha.
- E por FIM, a tela mais aguardada!
- Nessa parte já estamos dentro do sistema, instalado com sucesso!!
- Para deixar o sistema 100%, falta agora os drivers de comunicação da máquina e atualizações de segurança do Windows, para isso, você pode clicar no botão com a bandeira do Windows e digitar “atualização”, e clicar na opção que aparece conforme a imagem a baixo.
- Feito isso e estando com internet, basta mandar “Verificar se há atualizações”
Restaurando as configurações – Windows
Após feita instalação por meio da “formatação completa”, temos o segundo método para restaurar o PC a um estado de “novo”, mas importante deixar claro que não é o mesmo que formatar propriamente dito e no fim deste artigo fiz uma breve explicação sobre isso.
- Dentro de “Configurações” vá em “Atualização e Segurança”
- Feito isso selecione no menu esquerdo a opção “Recuperação”
- Após isso selecione “Restaurar”
- Pronto, feito isso, basta “Avançar” que o PC irá entrar no modo de restauração e por fim reiniciará.
E assim cobrimos as 2 formas de “zerar o seu sistema operacional” Windows, como vimos, são passos simples, mas requerem atenção na hora de selecionar cada opção.
Vamos avançar agora para um outro sistema operacional? Vamos ver sobre o GNU Linux, sistema mais utilizado em servidores ao redor do mundo, que como dito no início vem crscendo bastante nos computadores pessoais ao redor do mundo, mas está longe de ser o sistema mais utilizado em desktops/notebook pessoais.
GNU Linux
Quando se fala em Linux, muitos usuários já sentem até um arrepio só de pensar naquela telinha escura fria, e aparentemente sem ter muito o que fazer…
Mas, as coisas mudaram e hoje em dia existem muitos “gostos e sabores” da versão do pinguim. E neste post estarei usando uma das distribuições Linux mais famosas, que é o GNU Linux Ubuntu. E essa possui uma interface gráfica muito amigável e também uma interface de linha de comando poderosa, que iremos explorar bastante em posts futuros…aguarde!
Sem mais delongas, vamos para a prática?
- Após inserir a mídia e iniciar o processo, selecionando “Try or Install Ubuntu”, irá se deparar com a tela de escolha de idioma, selecione-o e clique em “Instalar Ubuntu”
- Altere o seu Layout de teclado
- Feito isso passamos para a etapa de tipo de instalação, selecione “Instalação normal” e “Baixar atualizações enquanto instala Ubuntu”
- Após essa etapa selecione “Apagar disco e reinstalar o Ubuntu”
- É pedido para confirmar as mudanças no disco, basta clicar em “Continuar”
- Será questionado por fim os seus dados básicos, como nome e usuário e senha de administrador do sistema
- Nesse ponto o sistema começa a ser instalado em seu HD/SSD, aguarde, o processo pode variar o tempo de conclusão, mas não passa de 20 minutos.
- Por fim, a telinha que aguardarmos para ver :D, pronto, instalação concluída.
- Por fim o sistema está instalado devidamente e pronto para uso.
Restaurando as configurações – GNU Linux
Diferente do sistema operacional MS Windows, no Linux, não existe uma opção nativa no sistema que restaure o PC para o “início” quando ele foi instalado, mas existem muitos utilitários que realizam essa atividade, e uma dessas ferramentas irei apresentar aqui, se chama Clonezilla, ela não é bem uma ferramenta de restauração … ela é MUITO MAIS…
O Clonezilla é uma poderosa ferramenta de clonagem de disco e backup de sistemas que permite criar cópias exatas de discos rígidos, partições ou sistemas inteiros. Ele é útil para várias finalidades, como migração para um novo disco rígido, recuperação de sistemas danificados ou simplesmente para fazer backups completos de uma configuração estável.
Por ser tão dinâmico, selecionei essa ferramenta. Para mais detalhes acesse o site oficial Clonezilla.
Deixo aqui a imagem .iso, para facilitar.
No processo a seguir irei realizar da seguinte maneira:
Teremos 1 mídia bootável com a imagem do Clonezilla, essa mídia pode ser um CD, Pen Drive, HD Externo etc … no meu caso por estar usando o proxmox o meu menu de “Hardware fica da seguinte maneira:
Em vermelho: temos a mídia em formato de CD.
Em azul: temos o 2º HD na qual iremos colocar o “clone” que faremos do sistema para posterior restauração, lembrando que não precisa desse segundo HD, pode ser no mesmo HD que você está rodando o GNU Linux Ubuntu, sem problemas.
macOS
Finalizando …
Formatação Vs Restauração (não é a mesma coisa)
Em resumo, a formatação é um processo mais drástico e abrangente, envolvendo a exclusão completa de dados no disco rígido, enquanto a restauração do sistema é um procedimento mais específico, voltado para reverter o sistema operacional para um estado anterior sem excluir todos os dados do usuário. Ambos os procedimentos devem ser realizados com cuidado, pois podem resultar na perda de dados se não forem feitos corretamente.
Uma resposta